IDENTIDADE ONLINE: Porque é importante conhecer este conceito?

Vamos abordar, de forma rápida, o tema da identidade online, explorando o que essa expressão engloba.

Identidade online refere-se a todas as interações que você realiza na internet, especialmente em termos de dados, tráfego de informações e comunicação entre computadores. Cada interação deixa registros, caracterizados por diversas peculiaridades. Algumas dessas características podem ser consideradas únicas, e mesmo quando não são exclusivas, a combinação delas pode resultar em algo singular.

Ao analisar os dados provenientes das interações online de um dispositivo, é possível determinar a identidade de uma pessoa. Essa análise envolve correlacionar dados de diferentes interações. Neste processo, quanto mais dados, mais preciso será o perfil de identidade online determinado. Boa parte desses dados são conhecidos como identificadores. Assim, o endereço IP, por exemplo, um identificador de dispositivos, faz parte dessa identidade, juntamente com as ações realizadas a partir dele. Perceba que perfil de interesses identificados na navegação online não são necessariamente identificadores, mas sim dados de comportamento.

Por isso, no conceito de identidade online, estão incluídos indicadores de como a pessoa se comunica nas redes sociais, padrões de comportamento, preferências de conteúdo, identificadores de dispositivos e até horários de atividade online. Esses elementos permitem a construção de um perfil detalhado.

Por exemplo, a análise destes elementos pode revelar que uma pessoa brasileira, mesmo que utilize um pseudônimo publicamente, é do sexo X, tem determinada preferência sexual, idade Y, reside em Florianópolis, é um operador do direito no ramo trabalhista, formou-se em determinado ano, numa instituição Z, trabalha na cidade de Santo Amaro do Imperatriz, possui um computador MacBook e um smartphone iPhone. Como chegou-se a isso? Análise de interações em redes sociais, interesses registrados em motores de busca, frequência em sites de conteúdo especializado, georreferências distintas de conexões de internet durante um determinado padrão de horários.

Porque devemos ter uma consciência clara sobre este conceito? Porque o perfil resultante desse processo pode ser utilizado para desanonimizar a identidade online, conectando-a ao mundo físico. Empresas de marketing, como Google e Yahoo, utilizam esse conhecimento para campanhas publicitárias direcionadas, manipulando sutilmente a consciência do consumidor. Autoridades públicas também.

Mas o perigo maior reside no fato de que, além dessas empresas e dos usos por parte de autoridades na busca de segurança pública, grupos transnacionais de cibercriminosos também têm recursos para realizar esse tipo de perfilamento, representando um risco à sua segurança online.

O endereço IP é um dos dados mais cruciais da identidade online, pois sua exposição, junto com identificadores de softwares utilizados pelo usuário, como versões de sistema operacional e navegadores entregues na interação destes com outros sistemas, pode levar a ataques direcionados ao dispositivo online da pessoa, onde o atacante pode explorar vulnerabilidades específicas. Além disso, o endereço IP também pode fornecer informações detalhadas sobre a localização geográfica, como a cidade.

Outro dado importante é o endereço de e-mail, que permite verificar os provedores de serviços que a pessoa utiliza e pode ser explorado para tentativas de acesso indevido.

A atualização regular dos softwares, especialmente o sistema operacional e navegador de internet, é uma medida importante para proteger a identidade online, pois reduz as chances de ser alvo de ataques explorando vulnerabilidades conhecidas. Além disso, o cuidado com exposição de dados pessoais, contas de e-mails diferentes para serviços diferentes, com senhas diferentes e fortes, o uso de navegadores com foco em privacidade, como o Brave, abas anônimas na navegação, uso de VPNs e DNS seguros pode diminuir a precisão da atividade de perfilamento de identidade online e fortalecer a segurança online.